sábado, 10 de setembro de 2011

[JORNAL 'O POVO'] A nova musa sertaneja


Saiu no jornal 'O povo' de ontem uma matéria sobre Paula Fernandes que faz show em Fortaleza hoje. Confira abaixo a matéria completa.


Em 17 de março de 2010, Roberto Carlos lançou seu especial Emoções Sertanejas, contando com a presença de convidados como Chitãozinho & Xororó, Leonardo, Zezé di Camargo & Luciano, Sérgio Reis e Almir Sater. Em meio a tantos nomes consagrados no estilo interiorano, uma dupla chamou mais atenção, Dominguinhos e Paula Fernandes. Embora nunca tenha sido sertanejo, ele, um dos grandes nomes da música brasileira, dividiu com a estreante de voz empostada uma versão acústica de Caminhoneiro.
No fim daquele mesmo ano, Paula Fernandes seria uma das convidadas do especial de fim de ano do Rei, o que logo gerou um burburinho de que ali havia mais do que só admiração musical. A fofoca foi logo desmentida por ambos, mas acabou servindo de combustível para a carreira da bela mineira de 27 anos, nascida em Sete Lagoas. Aproveitando o padrinho real, ela lançou no último janeiro seu primeiro trabalho ao vivo, simultaneamente em CD, DVD e Blu-ray. O registro já ultrapassou a marca de 1 milhão de cópias e assumiu a pole position na lista dos vendidos do Brasil e de Portugal, ultrapassando Ivete Sangalo e Luan Santana. Para coroar ainda mais o bom momento, a cantora levou duas (melhor cantora e artista sertaneja) das três estatuetas a que concorria no Prêmio Multishow 2011. É embalada nesse sucesso todo que a cantora se apresenta pela primeira vez para o público de Fortaleza, amanhã no estacionamento do Sítio.
Os números em torno de Paula Fernandes impressionam em tempos de download ilegal e, claro, têm sido comemorados pela artista. “Foi um trabalho feito com muito carinho. Vencemos a pirataria com talento. Só tenho a agradecer a todos que adquiriram meus CDS e DVDS originais”, diz a cantora, em curtas respostas por e-mail. Apontada por muitos como uma renovação no tão criticado estilo sertanejo, ela não nega que se tornou a nova porta-voz do gênero. “Estou muito feliz pelas oportunidades e por ser uma representante feminina neste universo tão maravilhoso que é a música”.
Por outro lado, a excelente resposta ao seu trabalho também tem lhe rendido alguns aborrecimentos. Um deles aconteceu em Primavera do Leste, Mato Grosso, onde a Prefeitura chegou a publicar uma nota de repúdio à cantora que demorou três horas para chegar a uma escola pública onde as crianças teriam lhe preparado uma homenagem. Em resposta, a assessoria da cantora informou que não havia sido avisada do evento, que acabou acontecendo. Também não faltam comentários sobre esnobismo, estrelismo e chiliques no palco. Perguntada sobre se isso seria o preço da fama, Paula preferiu ignorar a questão. Outro alvo constante de alfinetadas, ela divide as responsabilidades sobre seu figurino. “Cada um tem seu estilo. Tenho uma figurinista e uma estilista que cuida dos meus looks e também dou meus palpites”.


Apesar dos obstáculos, Paula segue firme seu caminho pelo sertanejo e já planeja um novo trabalho para o próximo ano. Para enfrentar uma média de 25 shows por mês, ela revela que não fuma, não bebe, cuida do sono e da alimentação. Embora tenha gravado Over the rainbow, trilha do filme O Mágico de Oz, em dueto com o americano Michael Bolton, ela confessa: “Ainda temos muito o que fazer por aqui. Uma carreira internacional, seria algo mais para o futuro”. Até lá, ela segue fiel ao estilo moldado em festas de peão e barzinhos de mineiros. Se não é uma unanimidade (“toda unanimidade é burra”, segundo Nelson Rodrigues), é certo que Paula Fernandes trouxe novos olhares para a música sertaneja (seja pela beleza da voz ou da silhueta) e ainda deve ter uma carreira longa pela frente.

SERVIÇO
PAULA FERNANDES
O quê: Show com a cantora e compositora sertaneja, seguida pelas bandas Forró do Muído, Forró Sacode, Novo Balancear e Entre Amigos
Quando: amanhã (10), a partir das 19h
Onde: Estacionamento do Sítio (Av. Cícero Sá – Aquiraz/CE. Vizinho ao Forró no Sítio)
Quanto: R$35 (pista) e R$70 (frontstage). Mesas todas vendidas. À venda na Stalker, Sonho dos Pés, Pague Menos 24h e no local. Pagamento somente à vista.
Censura: 16 anos
Outras informações: 3052 9900
Não tem estacionamento

DISCOGRAFIA
1993 Paula Fernandes (independente)
1995 Ana Rayo (independente)
2005 Canções do Vento Sul (Sonhos & Sons)
2006 Dust in the Wind (EMI)
2009 Pássaro de Fogo (Universal)
2011 Paula Fernandes Ao Vivo (Universal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário